quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Religião Destrutiva



Hoje vou falar de um assunto que deve ter a atenção de todos, algo que prejudica em demasia a vida de muitos adeptos e simpatizantes. É evidente que em todas as formas de cultos religiosos existem alguns adeptos que deturpam completamente o fundamento religioso. É claro que não vou me ater a outras religiões mas sim a de matriz africana. Dentre muitos tipos de deturpações dentro do nosso meio religioso, o mais preocupante, em minha visão, é o ego do médium. Esse ego traz conseqüências muitas vezes sérias na vida dos adeptos, isso porque o médium se preocupa tanto em falar e acertar situações da vida de outros, que fazem de sua própria imaginação o fundamento intuitivo. Assim as informações que o “ouvinte” recebe muitas vezes são equivocas e não condiz com a realidade. O grande problema é que essa “informação” traz um transtorno enorme na vida do “ouvinte”, transformando suas ações tão equívocas quanto a “informação”.
Para um maior entendimento sobre o assunto abordado, darei um exemplo em uma situação suposta:

Um simpatizante vai consultar uma entidade devido a problemas que vem enfrentando em sua relação amorosa. Acaba consultando com uma entidade de um médium não equilibrado espiritualmente, porque este busca incessantemente falar e acertar situações da vida do consulente e se desliga no que mais importa, a conexão espiritual. Nessa situação é comum que a intuição parta de sua própria imaginação, muitas vezes embasada em informações preliminares. Conforme o consulente vai se envolvendo na conversa, surge a terrível notícia, seu parceiro está se relacionando com outra pessoa! Isso vai trazer conseqüências ruins, afetando drasticamente o equilíbrio do consulente. Além de desequilibrar o estado geral da pessoa, ainda pode trazer conseqüências distintas conforme a personalidade desta, se manifestando, então, uma ação destrutiva.

Essa situação exposta vai contra os próprios princípios da religião. Ainda que a especulação seja verdadeira, existem outras formas de encaminhar o consulente à uma situação que traga o verdadeiro equilíbrio em sua vida. Esse equilíbrio é o que a verdadeira religião pode produzir e você pode encontrá-la em diversos terreiros sérios espalhados pelo Brasil. Nessas casas você poderá contar com lideres que não estão preocupados em dar fundamento em suas necessidades pessoais e sim dar fundamento à vida da comunidade.

Deve ficar claro que o exemplo citado nada tem a ver com a religião e sim com uma necessidade pessoal. Nossa religião é maravilhosa, possui capacidade de produzir o equilíbrio espiritual, mental, físico e moral. A única coisa que devemos nos ater é separar o joio, do trigo.

Dentro da própria comunidade religiosa deve ser percebido que muitas vezes o médium que produz a situação de transtorno que descrevi acima, na verdade, não se trata de uma má pessoa mas simplesmente foi encaminhado erroneamente em sua vida religiosa, e conseqüentemente irá encaminhar outros. Os grandes lideres de comunidades dos terreiros sérios possuem capacidade de transformar os conceitos deturpados de determinados médiuns em conceitos fundamentado na verdade da religião de matriz africana. E como lideres, também faz parte de sua responsabilidade.

Após expor a situação acima podemos concluir que a religião não é destrutiva e sim o Ego pessoal que pode ser destrutivo até mesmo para a Religião.

Pensem nisso.

Axé!

3 comentários:

  1. SSJSMES,

    Concordo plenamente com o seu texto... suscinto e que mostra a real responsabilidade e o comprometimento que deveria ter um adepto das religiões de matriz africana... seja umbanda e/ou candomblé (as mais conhecidas). Acho que um médium antes de começar a consultar com as suas entidades, deve ter um acompanhamento do seu Zelador(a) espiritual,verificando não só, a evolução do espírito, mas tbm do seu médium, para que a vaidade, a soberba, ou como vc mesmo disse, o Ego... não desencandeie em situações desagradáveis não só para o consulente, para o médium, mas para a casa de asè.
    Acho que o ego no ser-humano, não é exclusividade apenas da nossa religião, mas nós adeptos da mesma, deveríamos aprender a sintonizar esse sentimento, e canalizá-lo com o propósito de fazer uma religião que edifique. Asè para vc! Boas falas!

    ResponderExcluir
  2. ola achei mto interessante as informaçoes do site.Tive contato ha pouco tempo com a umbanda e gostei mto. No entanto, me encontro ainda perdida, mts informaçoes para absorver. Por isso, esse tipo de blog m ajuda mto.

    ResponderExcluir
  3. pois e,bem assim,um idiota fala que os pais dele eram espiritas,digo homem ou mulher,,,ai ele diz que herdou o dom...ai pq tem uns lampejos,acha que e espirita,vidente,,,,e assim destroem familias,aas vzs ate a dele....vivem de se fazer de coitados,,,agindo de ma fe...muitas vzs nem incorporados estao,mas ja estao familiarizados com os frequentadores,que ja sao amigos,e confidentes,que nao dao um passo sem consultar a dita pessoa vidennte......
    minha avó era espirita,,,parteira,eu vivenciava inumeras caridaddes,e ajudas espirituais que ela praticava.....mas nao dependia disso pra viver,,,,minha mae nao era,nao herdou o mesmo dom da minha avó,tinha pressagios,sexto sentido apurado,,,,eu sou simpatizante,gosto de lugares que me toquem o coracao,,,,se nao tocat nao volto mais,,,num lugar que ffrequentei,entrei sem prepqro algum,sem orientacao,simplesmennte disseram que tinha que trabalhar,,,,,ok,sentia vibracoes,mas percebi que nao incorporava,por mais que me esforssace nao havia meios,percebi qque queriam que eu fingisse que estava com uma entidade....como disse,tsentia muita vibraçao mas nada de realmente incorporar.A pessoa a qual eu tinha muito carinho e respeitoera como um irmao,que realmente icorporava,pois dizia algumas coisas,e sobre alguem que eu nao havia dito nada......eu me saia bem como oga,passava muita energia nos trabalhos,entrada e saida,mais tarde eu jogando buzios,em tres pessoas diferentes,as quais eu nunca tinha visto me confirmaram,as mentiras do lugar,,,,,e sobre minha espiritualidade,,,,,,tenho alguns pressentimentos,as vzs falo algo pra alguem que conforta,,,,que esta aacontecendo semm mesmo saber de nada,sei qdo acontece algo com alguem que tenho afinidade...mas terreiro nao acredito mais,e muita falsidade,mentira,desilusao,,,,so tem gennte atoa,tirando proveito da dificuldade alheia...so volto a frequemtar qdo realmente algum me tocar na alma,e qdo nao me pedirem dinheiro em cada visita que fizer...to procurando algum quue seja serio mesmo,que trabalhe pelo bem estar alheio,,,ppois os espiritos que se dispoem a ajudar,e pq ja estao no estagio de alcancar a luz eterna,ou jaa alcancaram.......

    descilpem o desabafo

    ResponderExcluir