segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Inauguração Com Cosme, Damião e Doum



Olá! Para inaugurar esse blog, nada melhor que o dia de Cosme e Damião para os católicos. Cosme, Damião e Doum para umbandistas. E Ibeji para Candomblecistas. Independente do nome dado por cada religião, a essência é exatamente a mesma, o espírito da criança.


Esta essência é contagiante, é a essência da alegria e da comunhão, algo atingido sem a menor malícia, com muita inocência. Não é maravilhoso?

O dia em que comemoramos essa divindade é 27 de Setembro. Dia em que inúmeros terreiros de Umbanda e Candomblé realizam suas festas. Festa com direito a muitas guloseimas que são apreciadas por crianças e criançonas, afinal todos nós temos nossa criança interior. A diferença é que nos barracões de Candomblé são preparadas muitas “comidas rituais”, a mais importante nessa festa é o Caruru. Comida feita com quiabos e frango, algo muito conceituado à Ibeji. Para os católicos ainda é considerado padroeiro dos médicos.

É um dia muito importante para os espíritas, pois todos pertencentes a essa classe sabem a força que essa linha possui. Não que outras linhas não possuem, mas há uma característica muito importante que já citei acima, algo que traz muita força aos pedidos por não serem contaminados com algumas essências negativas, comum aos homens. Essa característica é a presença da inocência, que faz homens virar crianças, ao menos naquele momento.

Então é um ótimo dia para pedidos de ajuda de qualquer espécie mas em especial para mulheres grávidas e crianças. Qual foi o terreiro que nunca trabalhou com essa linha para ajudar grávidas com problemas de saúde e crianças em todos os sentidos?

Claro que há também algo a dizer sobre as diferenças nas religiões, porém gostaria que os adeptos de qualquer religião tentasse enxergar as semelhanças. Todos sabem que os Orixás não são os Santos Católicos. Que o sincretismo foi atribuído para que a religião de berço africana pudesse continuar viva.

Ainda que os Orixás não sejam os Santos Católicos não concordam que é muita coincidência os africanos cultuarem uma divindade Gêmea e os católicos também. Até aí normal, mas com a mesma essência vinda de regiões tão diferentes. Pensem, será que não era para o mundo independente de religião ser abençoado com a essência da criança interna, da inocência em um mundo nada inocente? Será que Olodumare, Deus dos católicos e Oxalá dos umbandistas não são a mesma pessoa?

Nota: Oxalá na umbanda tem um significado diferente do Orixá do Candomblé.

Independente do que pensam as mentes dos adeptos, façam suas doações, pedidos, brinquem, alegrem-se. Faça algo para seu próximo e para você mesmo, porque espiritual ou não, a matéria agradece. Você vai sentir em seu coração.

Saravá Ibeji, Saravá Cosme, Damião e Doum.

Futuramente falaremos sobre Doum. E lembrem-se pensar por si mesmo é o caminho para a evolução.

Salve!

Ah! E meu pedido para Ibeji: Que faça esse blog muito e muito prospero.