quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Divisões Da Religião De Berço Africana

Neste tópico vou falar brevemente sobre quatro divisões da religião herdada dos ancestrais africanos. Claro que muito brevemente.

É comum que as pessoas que busquem algum tipo de ajuda espiritual, queiram entender aquilo que estão começando a ter contato. É claro que é perfeitamente cabível, sendo que precisamos saber exatamente com o que estamos mexendo. Principalmente em se tratando de um assunto tão complicado quanto o espiritismo. E para piorar, existindo neste meio tantas pessoas que não têm a menor vocação para a caridade, tornando-se algo bem perigoso.

É claro que não existe apenas quatro divisões, mas são as que mais comumente se recorrem e que certamente caminham juntas.

Tenho certeza que muitos leitores desse blog já entraram em contato com pelo menos uma delas, mas acredito que a maioria, com todas. Bom, sem mais delongas, o contato com uma Entidade (ex. Caboclo, Preto Velho) ou Orixá para pedir ajuda sobre alguns problemas não seria nenhuma novidade. Acredito que também o uso de ervas para diversas finalidades espirituais, não fica atrás. E ainda o uso da adivinhação através do jogo de búzios. O culto aos ancestrais já é algo mais difícil de ver, embora não podemos ignorar o fato que as entidades também são ancestrais, aqui já é um assunto de controvérsias.

Na certa o mais comum hoje é que Zeladores de Santo tenham o conhecimento de três divisões. Mas no berço da religião, não era assim.




A pessoa responsável pelas manifestações dos Orixás e o cuidado com a vida religiosa dos adeptos é chamado de Babalorixá(homem) e Iyalorixá(mulher).




Aquele que possui os conhecimentos sobre as folhas e ervas, é chamado de Babalossâim.




Já o responsável sobre a interpretação do Oráculo de Ifá, através do Orixá Orunmilá, com o jogo de búzios e outras maneiras de consultar o Oráculo(falaremos depois).É chamado de Babalaô.




O responsável pelo culto aos ancestrais que se atribui o nome de Babá Egum, é chamado de Alabá.

Existem muitos outros nomes dados por outras nações do candomblé, então é comum ver nomes diferentes daqueles que indiquei aqui. O que não os torna erroneos, somente uma maneria diferente de nomeá-los.
É importante que entendam que é uma explicação muito simplória e que adentraremos nessa questão mais adiante. Agora pelo menos sabem um pouco sobre a nomenclatura que provavelmente muitos não tinham idéia e se perdiam em pronuncias ditas e escritas em placas espalhadas pelas ruas a fim de chamar atenção de adeptos e necessitados. Mas é muito importante que tenham extremo cuidado, pois nem sempre há boas intenções. Desconfiem de promesas mirabolantes, porque aquilo que Deus não permite que seja feito, não há homem capaz de fazê-lo. Para adeptos é simples, aquilo que Olodumare não permite, não há ninguém que possa fazer.

Grande Abraço A Todos!