quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A Fantasia e Deturpação das Idéias

Por esses dias aconteceu algo comigo comum aos sacerdotes de cultos religiosos de matriz africana, mas decidi postar aqui no blog para que os leitores tivessem noção sobre a deturpação sobre as idéias no culto.


Estou no terreiro quase no início da gira, quando chega uma jovem querendo informações sobre os tipos de trabalho que realizamos. Quando perguntei qual era a intenção dela, ficou com certo receio em dizer. Logo tomou coragem e disse:

― Eu quero fazer um Pacto com o Diabo!!!

Quando terminou a frase eu quase caí na gargalhada. Ela ainda continuou:

― Quero ter dinheiro e um corpo bonito.

A maioria dos sacerdotes teria feito a jovem passar vergonha, outros teriam a convidado a se retirar. Mas como sempre fui paciente e expliquei.




Dentro do culto religioso de matriz africana NÃO EXISTE O DIABO. Essa forma ou entidade do mal é uma criação de outras religiões para ter o controle sobre a comunidade. Como a muito se diz que se você questionar ou praticar certas coisas, “queimará no fogo do inferno”. No culto aos Orixás isso não existe, a nossa religião não tem intenção de dominar a mente de seus adeptos e muito menos colocar a culpa de atos pavorosos praticados pelos homens em um demônio ou coisa do tipo. A maldade é algo que está no ser humano, em alguns há o cultivo desse sentimento em outros há uma contenção. Mas tudo depende do homem e não de uma entidade do mal.

É claro que existem espíritos que têm na sua essência a maldade e assim também a pratica, porém apesar da indução não comete um ato na matéria que a matéria também não induza.

Sendo assim coloque a culpa do ato em quem pratica o ato. A responsabilidade sobre os atos bons ou ruins é somente da pessoa que está realizando, pode até ser induzido por algum espírito mas acreditem no que falo, a indução depende da propensão da capacidade do homem e somente dele. Não é induzido a praticar o mal aquele que é bom. Por que isso? Porque depende da pessoa e não de uma entidade do mal. A própria maldade é que atrai a essência da maldade.

Aquele que procura o Diabo, Demônio ou coisa do tipo, não procure em um terreiro de Candomblé ou Umbanda ou qualquer religião de matriz africana, pois lá essa Fantasia Não Existe. Lá o Diabo não Existe!



Axé!!!

Um comentário: