quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tsunamis e Terremoto em Samoa e Indonesia

As notícias de terremotos e tsunamis nas ilhas de Samoa e Samoa Americana, acredito já ser de conhecimento de todos. Nesta quarta feira a região de Padang, na ilha indonésia de Sumatra, também foi abalada por terremoto. As autoridades constataram em torno de 500 mortos, porém há uma grande preocupação com grande crescimento desse número.

As pessoas que se encontram em tais regiões, de certo, precisam de um apoio imediato. Nossa vida não se resume a uma única questão e é de extrema importância que todos adquiram a percepção que o homem não é somente constituído de matéria ou somente de espírito. Em nossas vidas há um conjunto de variáveis que determina nosso bem estar nesse mundo. Dentre essas variáveis podemos determinar algumas como fatores espirituais, materiais e psicológicos.

Nesse caso em discussão, as vitimas sofrem com todos fatores mencionados. Então precisamos apoiá-las em todos os sentidos, claro que dentro de nossas reais condições.

Neste momento, talvez, o único fator que podemos apoiá-los é a questão espiritual. Mas não esquecemos que se é de nossa condição suplantá-los materialmente, porque não fazê-lo?

No momento em que podemos pensar na calamidade de regiões tão distantes, também podemos focar nossas visões em calamidades que ocorrem perto de nós. Portanto se a Religião tem a missão de unir os homens, que essa missão se estenda além dos muros de templos e terreiros, e se instale em todos os sentidos da nossa vida.






Agora convido a todos os leitores para que incluam, em vossas orações, as vitimas de catástrofes, de abandono e de maldades. Sejam em Orações, Rezas, Cantos, em Português, Yorubá ou Quimbundo, não importa. O que importa é fazermos algo dito com muito fundamento, independente da Religião, que é “amarmos uns aos outros”, só assim a maldade deixará de crescer constantemente.

Ah! Mais uma coisa. Ao meu modo de ver, Orixá nenhum derrama sua fúria sobre uma nação inteira sem distinguir os merecedores e não merecedores. Por outro lado, nada acontece por acaso.

Que Deus Ilumine A Todos!